16 trabalhadores são resgatados da ‘escravidão’ no Paraná em 2023

Nos últimos 12 meses também foram lavrados 4.431 autos de infração no estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Imagem ilustrativa

Somente neste ano, 1.201 pessoas foram resgatadas de situações análogas à escravidão no Brasil. A informação foi destacada neste final de semana (13) em postagem publicada nas redes sociais por Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Pimenta escreveu ainda que o governo brasileiro fará o que for necessário para construir um país mais justo.

Foram ocorrências registradas em 17 das 27 unidades federativas. Dos casos registrados, 87,3% envolvem trabalho rural. Em Goiás, 372 pessoas foram encontradas em situação análoga à escravidão desde o início de janeiro. Todas elas em estabelecimentos agrários. É o estado com o maior número de ocorrências.

PARANÁ – O Jornalismo da 98.9 FM apurou, com exclusividade, junto ao Radar SIT, que nos últimos 12 meses, a inspeção do Trabalho no Paraná registrou 1,6 milhão de trabalhadores, sendo 6.969 em condições de irregularidades junto a SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Foram registrados 4.431 autos de infração lavrados no estado. E neste ano, 16 trabalhadores foram resgatados da situação análoga à escravidão. Não foram encontrados registros em Londrina.

No mês passado, o governo lançou uma campanha nacional para receber denúncias desse tipo de ocorrência por meio do Disque 100.

 

 

PUBLICIDADE
Simone Albieri

Jornalista | Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9