16 trabalhadores são resgatados da ‘escravidão’ no Paraná em 2023
Nos últimos 12 meses também foram lavrados 4.431 autos de infração no estado.

Somente neste ano, 1.201 pessoas foram resgatadas de situações análogas à escravidão no Brasil. A informação foi destacada neste final de semana (13) em postagem publicada nas redes sociais por Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Pimenta escreveu ainda que o governo brasileiro fará o que for necessário para construir um país mais justo.
Foram ocorrências registradas em 17 das 27 unidades federativas. Dos casos registrados, 87,3% envolvem trabalho rural. Em Goiás, 372 pessoas foram encontradas em situação análoga à escravidão desde o início de janeiro. Todas elas em estabelecimentos agrários. É o estado com o maior número de ocorrências.
PARANÁ – O Jornalismo da 98.9 FM apurou, com exclusividade, junto ao Radar SIT, que nos últimos 12 meses, a inspeção do Trabalho no Paraná registrou 1,6 milhão de trabalhadores, sendo 6.969 em condições de irregularidades junto a SST (Saúde e Segurança no Trabalho). Foram registrados 4.431 autos de infração lavrados no estado. E neste ano, 16 trabalhadores foram resgatados da situação análoga à escravidão. Não foram encontrados registros em Londrina.
No mês passado, o governo lançou uma campanha nacional para receber denúncias desse tipo de ocorrência por meio do Disque 100.