1º boletim de balneabilidade mostra que turistas podem aproveitar as praias do Paraná
Boletim de balneabilidade positivo para a maioria das praias do Paraná, com alertas pontuais

O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão 2023/2024, divulgado hoje (22) pelo Instituto Água e Terra (IAT), mostra que a população pode aproveitar as praias do Litoral do Paraná e, também, as prainhas de água doce das costas Oeste e Norte do estado. Foram considerados próprios para banho 64 dos pontos monitorados. Porém, dos 76 locais verificados semanalmente, 10 são historicamente impróprios devido às suas caraterísticas.
Na faixa litorânea, os pontos impróprios são concentrados na foz dos rios que cortam a região, locais de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná. Além deles, receberam a bandeira vermelha um ponto à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá, e a Ponta da Pita, em Antonina.
O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.