Pedido de tombamento municipal do Museu Histórico entra em nova fase

Um estudo técnico com mais de 150 páginas é parte fundamental para "tombar" o edifício da antiga estação ferroviária de Londrina

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: UEL | Pedido de tombamento municipal do Museu Histórico de Londrina entra em nova fase

O pedido de tombamento do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss começou no ano passado, junto à Secretaria Municipal de Cultura. Agora, um estudo técnico foi entregue à Prefeitura com 161 páginas sobre a importância do edifício para a cidade.

O Museu Histórico iniciou as atividades em 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, a partir da iniciativa de um grupo de professores e estudantes do curso de História da universidade. Mas, só 16 anos depois, em 1986, passou a ocupar o prédio da antiga Estação, ainda de forma improvisada.

A diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Solange Batigliana, explica que o Estudo Técnico é parte fundamental do pedido de tombamento do prédio, que é de propriedade do Município mas foi cedido à UEL.

A cidade tem, atualmente, tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal, os prédios da Casa da Criança, onde funciona a Secretaria de Cultura, e do antigo fórum, onde hoje está a Biblioteca Pública. Além de uma série de outros pedidos em análise.

O Museu Histórico de Londrina fica na Rua Benjamin Constant, 900, ao lado do terminal urbano. O telefone de contato para os horários e dias de funcionamento e mais informações é o 3371-1975.

 

PUBLICIDADE
Carol Romanini

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.