31 pacientes aguardam por transplante de coração no Paraná
31 pacientes aguardam por transplante de coração no Paraná | © Agência Brasil

O caso do apresentador Fausto Silva, internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, chamou a atenção do Brasil para o transplante de órgãos. Aos 73 anos, Faustão, como é conhecido, sofre de insuficiência cardíaca e aguarda por um transplante cardíaco. Na fila do Sistema Nacional de Transplantes, contudo, há mais de 300 pessoas aguardando por um coração, sendo que o Paraná é o terceiro estado com mais pacientes na espera.

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualizados em 16 de agosto, em todo o país há 386 pessoas aguardando por um transplante de coração, sendo que só entre os paranaenses há 31 pacientes. Isso coloca o Paraná como a terceira unidade federativa com mais gente na lista de espera, atrás de São Paulo (208) e Distrito Federal (41).

Ainda assim, nos últimos 10 anos um total de 2.836 corações foram transplantados no país, o que dá uma média de 284 transplantes cardíacos por ano. O Paraná foi responsável por 238 desses procedimentos. As informações foram apuradas pelo Bem Paraná.