3ª Mostra de Cinema Negro de Londrina começa com 32 curtas em sessões itinerantes pela cidade

Exibições gratuitas percorrem bairros de todas as regiões; programação inclui Libras e LSE e utiliza veículo adaptado do Cinekombiclube

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Divulgação

A 3ª Mostra de Cinema Negro de Londrina inicia nesta quarta-feira (3) com uma programação que reúne 32 curtas-metragens brasileiros, selecionados entre 187 inscrições vindas de todas as regiões do país, além de obras da Argentina e Jamaica. A iniciativa é realizada pelo Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine), em parceria com o Cinekombiclube – Rodando Cinema Negro, e vai levar sessões gratuitas e itinerantes a diferentes pontos da cidade.

A primeira exibição acontece às 19h, na cozinha da Ocupação Flores do Campo, na região norte. A classificação é livre, e todas as sessões contarão com tradução em Libras e LSE (Legendas para Surdos e Ensurdecidos).

Cinema para além do centro

Ao todo, a Mostra terá oito sessões, cada uma em parceria com associações comunitárias ou eventos locais. As projeções serão realizadas a partir do veículo adaptado do Cinekombiclube, equipado com tela e sistema de som próprios, permitindo que o cinema chegue a bairros mais afastados.

Segundo o proponente do projeto e integrante do Cocine, Thyago Mumu, a lógica da Mostra é democratizar o acesso ao cinema brasileiro:
“Existem produções muito legais no Brasil, mas que ficam restritas aos festivais nas capitais. Esses filmes não chegam às periferias, não chegam às comunidades. A ideia é fazer com que essa arte circule para além do centro.”

Mumu explica que os curtas passaram por uma curadoria rigorosa, resultando na seleção final de 32 produções com foco no cinema negro popular.
“A gente acredita na potência desse cinema itinerante nos bairros, mostrando a força do curta-metragem brasileiro e aproximando o público de obras que muitas vezes não chegam até ele”, destacou.

Programação inicial

Quarta (3) — Ocupação Flores do Campo (Região Norte)
Curtas: Ser Cria, Jatão, Caixote, Baú, Caquinho, Coisa de Preto, A Pisada Delas, Mestiça

Quinta (4) — Praça do Conjunto Jamile Dequech (Zona Sul)
Curtas: O Céu Não Sabe Meu Nome, Dona Dudu, Enegrecer de Iemanjá, Referências Vivas
Rua Doutor Orlando Teodoro de Freitas, 34

Sábado (6) — Praça da Rua Francisco Quessada Ortega, Jardim Avelino Antonio Vieira (Zona Oeste)

Domingo (7) — Batalha da Leste, Rua Akeo Hasuda, Cidade Industrial II (Zona Leste)

Quinta (11) — Zerão (Região Sul)
Entre os destaques está o curta Nasce Uma Supernova na Galáxia Bailarina, produzido de forma coletiva durante o laboratório do projeto Cinekombiclube. A obra estreou no 27º Festival Kinoarte de Cinema e já foi selecionada para outros festivais.

Encerramento e últimas informações

A Mostra se encerra em 14 de dezembro, sempre com sessões às 19h. As demais localidades e os curtas de cada sessão serão anunciados ao longo da semana no Instagram @cinekombiclube.

A 3ª Mostra de Cinema Negro de Londrina é patrocinada pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9