A Estranha História da Primeira Webcam do Mundo
A primeira webcam do mundo não foi criada para videochamadas, mas para que um grupo de cientistas pudesse monitorar o nível de café em uma máquina. O projeto foi criado em 1991 por pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido

O que hoje é uma ferramenta para chamadas de vídeo, reuniões de trabalho e transmissões ao vivo, nasceu de uma necessidade muito mais simples: evitar uma viagem desnecessária. Em 1991, pesquisadores da Universidade de Cambridge estavam cansados de fazer a caminhada até a sala de descanso, apenas para encontrar a cafeteira vazia. Foi então que eles tiveram uma ideia genial.
Eles apontaram uma câmera de vídeo para a máquina de café, e a conectaram a uma rede interna. Com isso, os pesquisadores podiam verificar o nível de café em seus próprios computadores, sem precisar sair de suas mesas. A câmera era atualizada a cada poucos minutos, mas era o suficiente para que eles soubessem quando a cafeteira estava vazia. O projeto foi batizado de “The Trojan Room Coffee Pot”.
O projeto era uma solução local para um problema local, mas a invenção se tornou a primeira webcam do mundo. Em 1993, os cientistas a conectaram à internet, e a imagem da cafeteira se tornou uma das primeiras transmissões ao vivo da história da web. A história da primeira webcam é um lembrete divertido de que as maiores invenções podem ter origens muito mais simples do que se imagina.