A guerra bizarra em que a Austrália perdeu para pássaros gigantes

A matéria narra a bizarra Grande Guerra dos Emus, um conflito real de 1932 na Austrália. Desesperados com a destruição de plantações por uma superpopulação de emus, o governo enviou o exército para combatê-las. No entanto, o pássaro demonstrou táticas de evasão e agilidade surpreendentes, resultando em uma derrota humilhante para os humanos e tornando a "guerra" um dos eventos mais inusitados da história militar

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Imagem: Ebird

Em 1932, em meio à Grande Depressão, a Austrália foi palco de um conflito inusitado e, para o exército, completamente embaraçoso. Desesperados com a invasão de cerca de 20 mil emus que devoravam plantações e destruíam cercas na Austrália Ocidental, fazendeiros pediram ajuda ao governo, que tomou uma decisão drástica: enviar o exército para combater as aves.

A operação, que ficou informalmente conhecida como a Grande Guerra dos Emus, foi liderada pelo Major G. P. W. Meredith. Equipado com metralhadoras e a missão de eliminar as aves, o exército partiu para a batalha. No entanto, o que se seguiu foi uma série de falhas cômicas. Os soldados logo descobriram que os emus, apesar de sua aparência desajeitada, são corredores incrivelmente rápidos, capazes de alcançar 50 km/h, e muito inteligentes.

As táticas de combate das aves se mostraram superiores. Elas se dispersavam em pequenos grupos para evitar os tiroteios, tornando-se alvos quase impossíveis de serem atingidos. A metralhadora, que deveria ser a arma definitiva, provou-se ineficaz. Os soldados dispararam milhares de munições, mas causaram um dano mínimo à população de emus.

Após uma semana de operações frustradas e com pouquíssimo sucesso, o exército admitiu sua derrota e se retirou, deixando os pássaros como vencedores do conflito. A “guerra” se tornou uma história popular e continua sendo um dos momentos mais curiosos e hilários da história militar moderna, provando que a natureza, às vezes, pode ser uma adversária inesperada.

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.