Abertura de comércio 24h é criticada por sindicato de Londrina
"O grande prejudicado mesmo será o trabalhador” - Manoel Teodoro da Silva, vice-presidente do Sindecolon

Na última terça-feira (23), a Câmara Municipal de Londrina, derrubou veto do prefeito Marcelo Belinati (PP) ao projeto de lei que autorizava o comércio de rua da cidade a funcionar 24 horas por dia. Durante a sessão, 15 dos 19 vereadores votaram contra a decisão do poder Executivo local – que justificou para barrar a medida, possível insegurança para clientes, empresários e trabalhadores das lojas durante a madrugada.
Manoel Teodoro da Silva, vice-presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina (Sindecolon) classifica a proposta como “desarranjo total”. Ele destaca a excepcionalidade da iniciativa, já que não é empregada por outros municípios no estado, e reforça que se trata de uma ação que privilegia somente os grandes grupos comerciais.
Apostador de Cianorte acerta sozinho a Lotofácil
“Nenhuma cidade no Paraná abre 24 horas por dia. Vai prejudicar não só os trabalhadores de um modo geral, mas também os pequenos e médios comerciantes, com que devemos nos preocupar, porque são os que dão maior número de empregos”, pontua.
Segundo o sindicalista, outras tentativas de negociar a ampliação do horário de atendimento do comércio já aconteceram, mas foram rejeitadas por não garantir pagamento de acordo com a maior carga horária. “Há mais de cinco anos, nós temos previsto em Convenção Coletiva, a possibilidade de negociar horários especiais, feriados, mediante acordo de trabalho, o que ocorre é que não querem pagar, apenas compensação, bancos de horas e isso não é possível. O grande prejudicado mesmo será o trabalhador”, explica.
Fonte: Portal Verdade.