Abraço no Lago pela Paz será realizado neste domingo em Londrina

Evento chega à 18ª edição no Lago Igapó, com abraço coletivo, atividades culturais e a estreia da Festa do Café

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

O Abraço no Lago pela Paz chega à 18ª edição neste domingo (27), em Londrina. A mobilização será realizada no trecho da Avenida Higienópolis entre o Iate Clube e a academia ao ar livre, integrando a programação oficial da 26ª Semana Municipal da Paz de Londrina e Região.

A programação começa pela manhã, com concentração dos organizadores a partir das 7h. Ao longo do período, haverá apresentações musicais e atividades culturais. O momento principal está marcado para as 10h, quando a população formará o tradicional abraço simbólico no Lago Igapó. A ação deve durar cerca de 15 minutos.

Os interessados podem se inscrever antecipadamente por meio de formulário online, mas também será possível participar espontaneamente no dia do evento.

A edição deste ano estava prevista inicialmente para o dia 20 de setembro, mas foi remarcada devido à previsão de chuva. Segundo a organização, a mudança busca garantir mais conforto e segurança aos participantes.

Festa do Café é novidade

Uma das novidades de 2026 será a realização da 1ª Festa do Café, que pretende unir a bebida ligada à identidade de Londrina a uma proposta de confraternização durante o dia.

De acordo com o gestor executivo do Londrina Pazeando e secretário do Conselho Municipal de Cultura de Paz, Luis Claudio Galhardi, a atividade acompanha uma tendência entre os jovens, as chamadas “baladas de dia”, com DJ, degustação e encontro coletivo.

A edição também marca o início de uma contagem progressiva rumo ao centenário de Londrina. Durante o abraço, os participantes farão uma visualização criativa do futuro memorial dos 100 anos da cidade, projetado para o Lago Igapó, com passarela, mirante e jardim suspenso. A saudação coletiva será “Viva os 100 anos de Londrina”.

Semana da Paz

O Abraço no Lago faz parte da 26ª Semana Municipal da Paz de Londrina, realizada pelo Londrina Pazeando e pelo Compaz. Neste ano, a programação tem como lema “Pazear é um verbo que transforma a paz em ação, construindo um futuro sustentável e pacífico”.

As atividades estão organizadas em quatro eixos, com ações ligadas à cidadania, convivência, sustentabilidade, cultura de paz e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

No primeiro eixo estão o Abraço no Lago e o projeto Sementes do Centenário, que lança as bases do futuro memorial dos 100 anos de Londrina no Lago Igapó II, idealizado pelo arquiteto Thiago Zani.

A professora e gestora da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, destacou que o abraço simboliza a união da comunidade em torno de uma cidade mais acolhedora, respeitosa e comprometida com a cultura de paz.

A programação da Semana da Paz também inclui o Selo Empresa Embaixadora de Cultura de Paz, o 13º Manifesto pela Paz e Desarmamento Infantil, a Copa da Paz de Futsal Misto Infantil e a integração com a 4ª Marcha Mundial pela Paz.

Para ampliar a participação, a mobilização conta ainda com interação digital pela plataforma Manif.app, onde pessoas, empresas, órgãos públicos, associações e sindicatos podem criar avatares, escrever mensagens e posicionar seus símbolos em um mapa virtual de Londrina.

Criado em 2007, o Conselho Municipal da Cultura de Paz atua na formulação e coordenação de políticas públicas voltadas à cultura e à educação para a paz, com campanhas, projetos e ações de fortalecimento da cidadania.

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9