Abras: consumo nos lares cresce 1,98 % no primeiro trimestre
Valor da cesta de 35 produtos registrou queda de 0,94%

No primeiro trimestre de 2023, o consumo nos lares brasileiros, medido pela Abras, teve alta de 1,98%. Março registrou aumento de 7,29% em relação a fevereiro e de 4,58% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Os formatos de loja atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce foram contemplados, com indicadores deflacionados pelo IPCA.
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O preço da cesta de 35 produtos de largo consumo teve queda de 0,94% no primeiro trimestre, e em março caiu 0,62%, com preço médio nacional passando de R$752,04 para R$747,35. Os recuos mais expressivos foram para cebola, batata, tomate, óleo de soja e carnes bovinas. As maiores altas foram para feijão, arroz, ovo, farinha de mandioca e leite longa vida. Na cesta de higiene e beleza, sabonete, creme dental, papel higiênico e xampu tiveram alta. Na cesta de limpeza, sabão em pó, detergente líquido para louças, desinfetante e água sanitária tiveram as maiores altas. A retração mais expressiva foi na Região Sudeste.
Com Agência Brasil.