Abril Branco: Londrina capacita profissionais de odontologia para cuidar de pacientes renais crônicos
A atividade integra a campanha Abril Branco, instituída pela Lei Municipal nº 12.852/2019, que neste ano tem como tema “Doença Renal Crônica na Odontologia”

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina promove, na manhã desta quarta-feira (16), uma capacitação voltada a cerca de 200 profissionais da odontologia que atuam na rede municipal e nos municípios da 17ª Regional de Saúde. A atividade integra a campanha Abril Branco, instituída pela Lei Municipal nº 12.852/2019, que neste ano tem como tema “Doença Renal Crônica na Odontologia”.
A formação acontece a partir das 7h30, no auditório da Unicesumar Londrina, localizado na Avenida Santa Mônica, 450. A capacitação será conduzida pela professora Nelí Pieralisi, doutora em Ciências da Saúde e docente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde coordena o projeto “Atenção odontológica a pacientes pré e pós-transplantados renais”. Ela compartilhará suas experiências com os dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal presentes.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2023, a Doença Renal Crônica (DRC) afetou cerca de 10% da população brasileira. O número de atendimentos na Atenção Primária à Saúde cresceu mais de 152% entre 2019 e 2023, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Em Londrina, a SMS identificou 698 pacientes em hemodiálise, sendo 481 residentes no município. Os demais são de cidades vizinhas atendidas pela 17ª Regional. Entre as complicações bucais mais comuns em pacientes renais estão xerostomia (boca seca), cáries, doença periodontal, candidíase oral, estomatite urêmica, além de palidez da mucosa e erosões dentárias. Esses problemas se intensificam conforme o estágio da doença e o tempo de tratamento com hemodiálise. A SMS também pretende matriciar profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para reforçar a abordagem integrada da saúde bucal com a saúde geral desses pacientes.
Abril Branco
O Abril Branco é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde bucal. Com apoio da sociedade civil e órgãos públicos, a campanha promove ações educativas em escolas e instituições, buscando incentivar a prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal.