Açaí brasileiro conquista a China e movimenta R$ 375 milhões no mercado asiático
Superfruta amazônica vira tendência entre jovens chineses e impulsiona exportações do Brasil

O açaí brasileiro está em alta no mercado chinês, especialmente entre o público jovem e urbano. Em 2024, as vendas da versão em pó da superfruta alcançaram 526 milhões de yuans — cerca de R$ 375 milhões — de acordo com a Embaixada do Brasil na China.
Durante o Festival de Compras 618, um dos maiores eventos de e-commerce do país, a procura pelo açaí disparou 60%, consolidando o produto como um símbolo de saúde e bem-estar entre a nova geração chinesa. A versão em pó é a mais procurada por sua praticidade e longa validade.
Autoridades brasileiras veem o momento como uma oportunidade estratégica para expandir as exportações. “O açaí tem potencial para se tornar um produto premium na China”, destacou a Embaixada, que já trabalha em novos acordos comerciais para fortalecer a presença do fruto amazônico no mercado asiático.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm