Ação “Orgulho do Meu Bairro” leva diversos serviços ao Cafezal neste sábado em Londrina
Neste sábado (19), das 14h às 20h, o Conjunto Cafezal e bairros próximos receberão a terceira edição do evento, que será na praça localizada na Avenida Presidente Abraham Lincoln, ao lado da Paróquia Santo Antônio (rua Jaír Carvalho de Oliveira, 280)

Mais uma região de Londrina será contemplada com o Orgulho do Meu Bairro, ação da Prefeitura que revitaliza e leva uma vasta gama de serviços públicos a diferentes partes da cidade. Neste sábado (19), das 14h às 20h, o Conjunto Cafezal e bairros próximos receberão a terceira edição do evento, que será na praça localizada na Avenida Presidente Abraham Lincoln, ao lado da Paróquia Santo Antônio (rua Jaír Carvalho de Oliveira, 280). Quatorze secretarias estarão presentes, realizando atendimentos tanto na praça quanto na Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro (avenida Presidente Abraham Lincoln, 70).
Nos dias que antecedem o evento, a Prefeitura executa diversas intervenções na região, através de órgãos como a Londrina Iluminação, Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Os trabalhos abrangem capina e roçagem, pintura de meios-fios, poda de árvores, limpeza de bueiros, manutenção de parquinhos, melhorias na iluminação, instalação de dois quebra-molas e recape asfáltico. Além disso, as ações incluem a terraplanagem e preparação para implantação de duas quadras de areia nas praças Genezio Rodrigues de Campos (Cafezal) e Severo de Rudin Canziani (Acapulco), e melhorias na quadra de esportes do Jardim Acapulco.
Também foram feitas a instalação e troca de lixeiras em praças, melhorias na sinalização horizontal e vertical, implantação de poste na Praça Severo de Rudin Canziani (Acapulco) e troca de luminárias na praça e campo da Rua Cornélio Pires. As equipes fizeram ainda a manutenção e melhorias na iluminação da Praça Genezio Rodrigues de Campos (Cafezal), entre diversas outras intervenções.
Confira os serviços que vão estar à disposição da comunidade durante a ação de sábado:
Saúde – As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão oferecer testes de HGT (glicemia capilar), aferição de pressão, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atendimentos de auriculoterapia e orientações sobre tabagismo. Também serão fornecidas informações sobre atendimentos de emergência em caso de engasgos, paradas cardiorrespiratórias e outras situações. A SMS fornecerá ainda orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e fará a distribuição de autotestes de HIV.
Esportes – Quem gosta de atividades físicas e recreativas poderá participar das ações levadas pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que estará presente com xadrez gigante, amarelinha, mini basquete e perna de pau.
Habitação – A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld) vai oferecer serviços de cadastramento e atualização cadastral, consulta e negociação de dívidas, informações sobre escrituração e transferência de imóveis e esclarecimentos sobre ocupações em áreas irregulares. Também fará atendimentos sociais de regularização fundiária e dos programas Minha Casa, Minha Vida, Caixa d’Água Boa, Lotes Urbanizados e Mediando Direitos.
Cultura – Durante todo o evento, haverá atrações artísticas, incluindo apresentações ao vivo e feira gastronômica. A programação será organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
Ambiente – A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) realizará a doação de mudas de árvores para arborização urbana e fará orientações para a comunidade sobre o plantio e cuidados, entre outros temas. Quem deseja recolher uma muda deve levar documento com foto e comprovante de residência.
Políticas para as Mulheres – A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) estará presente com a distribuição de materiais informativos e divulgação de serviços como o Centro de Oficinas para Mulheres (COM), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), Casa Abrigo e Sala da Mulher Empreendedora. A Feira Arte Mulher Empreendedora também participará, promovendo a exposição e comercialização de produtos em apoio ao empreendedorismo feminino.
Trabalho, Emprego e Renda – Os serviços levados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) incluem o encaminhamento para vagas de trabalho, orientação sobre a Carteira de Trabalho digital e Seguro-Desemprego. Quem já é ou precisa se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) poderá contar com a equipe da Sala do Empreendedor e agentes de microcrédito para orientações e atendimentos.
Fazenda – A equipe da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) vai fornecer orientações, tirar dúvidas da população e realizar o parcelamento de tributos como o IPTU e o ISS.
Acesf – A Acesf estará presente oferecendo serviços de Renegociação de Dívidas em que os munícipes poderão verificar pendências junto à autarquia e renegociá-las. Os valores vencidos, inscritos em dívida ativa, para CPFs, poderão ser negociados em até 12 (doze) vezes no boleto. O órgão também receberá requerimentos extraordinários para que a população apresente suas demandas diretamente.
Obras e Pavimentação – Quem deseja solicitar serviços à Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) poderá requisitar ações de recapeamento, tapa-buracos, desentupimento de bueiros, manutenção de calçadas e de meios-fios, entre outras.
CMTU – O Núcleo de Educação no Trânsito da CMTU oferecerá atividades lúdicas, incluindo jogos educativos e o famoso “minifusca”, para atrair as crianças. Também serão fornecidas orientações para emissão de cartão-transporte, o acesso de idosos nos ônibus e informações gerais sobre outros serviços prestados pela CMTU.
Ouvidoria – A Ouvidoria estará presente com a participação de dois ouvidores. A equipe estará disponível para receber manifestações – como reclamações, denúncias, elogios, sugestões e solicitações – relacionadas aos serviços públicos municipais, tanto presencialmente quanto pelo WhatsApp (43) 3372-4530. Além disso, será possível esclarecer dúvidas e receber orientações sobre diversos assuntos. A iniciativa busca fortalecer a relação entre a Prefeitura de Londrina e a comunidade, incentivar a participação social e garantir o tratamento adequado às demandas da população, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços públicos e para a gestão responsiva.
Também participarão do Orgulho do Meu Bairro as secretarias municipais do Idoso (SMI) e de Assistência Social (SMAS), com vários serviços e orientações para a população. Entre as ações da SMAS, haverá a presença das empreendedoras da Economia Solidária, comercializando produtos alimentícios e artigos de artesanato diversos, e o CRAS Sul B vai orientar sobre o seu trabalho e acesso aos serviços e programas socioassistenciais. Com informações do N.Com.