Acesf define prazos para reformas e limpeza nos cemitérios municipais antes do Dia de Finados
Medidas buscam garantir organização e segurança durante o período de maior visitação em Londrina

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) definiu os prazos para realização de obras, reparos e limpeza nos cemitérios municipais para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro. O objetivo é manter a organização e segurança dos espaços durante o período de intensa movimentação. De acordo com a Acesf, reformas e construções que exigem pedreiro podem ser feitas até segunda-feira (27); pinturas até terça (28); e limpezas simples — com água, sabão, pano, balde e vassoura — até quarta-feira (29). Entre 28 de outubro e 2 de novembro, as obras estarão proibidas, conforme a Lei Municipal nº 13.914/2024, podendo ser retomadas a partir do dia 3.
Para executar reformas ou pinturas, é obrigatória a retirada de licença prévia na sede da Acesf (Av. Juscelino Kubitschek, 2.948), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O responsável deve informar nome, CPF e telefone do profissional contratado, e será cobrada taxa conforme o tipo de serviço. Já para limpezas, não há necessidade de licença nem taxa administrativa. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (43) 3372-7881 ou 3372-7850, pelo e-mail acesf@londrina.pr.gov.br
ou no site acesf.londrina.pr.gov.br.
A autarquia também oferece consulta online ao local de sepultamento, disponível na aba “Serviços” do site oficial, além do sistema de georreferenciamento Siglon, da Prefeitura, que permite localizar jazigos informando o nome do falecido, data do óbito ou número da quadra. O recurso está ativo nos cemitérios São Pedro, Jardim da Saudade, João XXIII e Padre Anchieta.
O acesso pode ser feito através deste link.