Ações no fim de semana aplicaram 1.347 doses contra a gripe em Londrina, afirma Secretaria de Saúde
Para a coordenadora da UBS do Guanabara, Heidy Teixeira, o resultado desse trabalho é positivo, especialmente por ter atingido pessoas de todas as faixas etárias, desde bebês a idosos, e por inserir a unidade no contexto da comunidade local

No último fim de semana, a população de Londrina teve duas grandes oportunidades de receber a vacina de influenza e se prevenir contra a gripe. No sábado (05) e domingo (06), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu duas ações de vacinação em horário especial, com o objetivo de atender quem ainda não foi imunizado. No total, foram aplicadas 1.347 doses. Sábado (05), as equipes da SMS estiveram no Catuaí Shopping Londrina, com vacinação em formato drive-thru no estacionamento e, também, em um posto fixo instalado logo na entrada do Carrefour Hipermercado. Essa ação ficou disponível das 10h às 18h e contou com grande adesão da comunidade: 867 pessoas receberam a vacina contra gripe.
No sábado (05) e domingo (06), durante a Junin Fest 2025, evento organizado pela paróquia São Vicente de Paulo, foi montado um estande para vacinação. Nessa atividade, atuaram equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guanabara, já que a paróquia está localizada em sua área de abrangência. No primeiro dia de festa, foram feitas 252 vacinas, com outras 228 no segundo dia, totalizando 480 doses. A participação da SMS nessa edição da Junin Fest foi viabilizada pelo apoio da Unicesumar Campus Londrina. Além da aplicação das doses, profissionais fizeram a entrega de materiais educativos, contendo orientações sobre saúde e incentivo à vacinação. As crianças puderam brincar com o personagem Zé Gotinha e receberam desenhos para colorir.
Para a coordenadora da UBS do Guanabara, Heidy Teixeira, o resultado desse trabalho é positivo, especialmente por ter atingido pessoas de todas as faixas etárias, desde bebês a idosos, e por inserir a unidade no contexto da comunidade local. “Foi uma atividade bem dinâmica e diferente. Essa aproximação com a paróquia foi muito legal, pois trouxe visibilidade para essa questão da UBS enquanto instrumento social dentro do território. Levar a vacina para um evento festivo, em que as pessoas não estão esperando e ao chegar lá se vacinam pela comodidade e praticidade, também foi muito bom. Avaliando o quantitativo de eventos similares, o número de doses foi bem similar e dentro do esperado”, contou.
Segundo a coordenadora da UBS Guanabara, muitas das pessoas que foram atendidas no estande com a vacinação reconhecem a importância de receber a dose contra a gripe, mas ainda não o tinham feito por incompatibilidade de horários. “Não havia um perfil de público, nós vacinamos idosos com mais de 90 anos, bebês que acabaram de completar seis meses, adolescentes, pais, profissionais de saúde, ou seja, todos os grupos. É uma população que queria se vacinar, mas não encontrava tempo para ir até a unidade de saúde, e quando viu nosso estande decidiu aproveitar”, comentou.
A diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Tatiane Almeida do Carmo, reforçou que essas atividades de vacinação fora do horário regular das UBSs são importantes justamente por viabilizar o atendimento a quem quer ser vacinado, mas não consegue comparecer. “Nesse fim de semana, foram quase 1.400 pessoas vacinadas que, provavelmente, não iriam procurar o serviço de saúde. No shopping, por exemplo, teve muito trabalhador que compareceu, pois durante a semana não tem disponibilidade. Então a gente avalia que foi um saldo positivo, assim como essa oferta de estender a vacinação para locais externos, pois atende um público que tem dificuldade de procurar o serviço de saúde durante a semana”, ressaltou.
Balanço – O levantamento da SMS, com dados atualizados até domingo (6), indica que em Londrina já foram aplicadas 174.566 doses da vacina contra gripe. A campanha de vacinação, iniciada em 4 de abril, está disponível para toda população, com idade mínima de seis meses. Entre os grupos prioritários de idosos, gestantes e crianças menores de cinco anos, a cobertura vacinal é de 50,88%. No total, esses três grupos receberam 75.639 doses da vacina, ofertada diariamente em todas as UBSs de Londrina. Quem ainda não foi vacinado pode comparecer na UBS mais próxima de sua residência, tendo em mãos um documento oficial, como CPF ou RG. As salas de vacinação ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Com informações do N.Com.