ADR Unopar conquista medalhas no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
As ginastas conquistaram sete medalhas, sendo seis de ouro e uma de prata. A competição, organizada pela Consugi, Confederação Sul-Americana de Ginástica, reuniu delegações de dez países

Entre os dias 27 de outubro e 3 de novembro, a ADR Unopar participou do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica 2025, em Misiones, na Argentina. A equipe competiu nas categorias pré-infantil (10 e 11 anos) e infantil (12 e 13 anos), na modalidade de conjuntos. As ginastas conquistaram sete medalhas, sendo seis de ouro e uma de prata. A competição, organizada pela Consugi, Confederação Sul-Americana de Ginástica, reuniu delegações de dez países.
Com o resultado, o conjunto pré-infantil garantiu o tricampeonato da competição, com títulos em 2023, 2024 e 2025. Para a coordenadora da ADR Unopar, Luciane Oliveira, o resultado confirma a força do trabalho de formação. “Ser tricampeãs sul-americanas é um feito inédito. Elas foram campeãs com 9, 10 e 11 anos. Essa equipe tem chances reais de chegar à seleção principal no futuro”, destacou.
Tricampeonato no pré-infantil – A equipe pré-infantil, formada por Sophie Vitorelli, Beatriz Treviso, Luiza Echs, Liz Rangel, Tais Aro e Larissa Caldeira, sob o comando da treinadora Débora Falda, foi campeã absoluta, vencendo o geral e as finais da categoria. Segundo Débora, o resultado é fruto de planejamento e constância. “Essa é uma equipe talentosa e o trabalho é pensado a longo prazo, para que elas se tornem ginastas tecnicamente completas e longevas, com saúde física e mental. Elas gostam de treinar conjunto e demonstram responsabilidade desde cedo, e isso foi fundamental para os três títulos consecutivos”, disse.
Destaque no infantil – No infantil, o conjunto londrinense formado pelas ginastas Alicia Maria Macetto, Alicia Fonzar, Maria Eduarda Brustolin, Pietra Sanches Silva, Tatiana Bertola e Thalia Natalino, sob comando da treinadora Haniely Leão foi vice-campeão no geral e conquistou duas medalhas de ouro nas finais por categoria: mãos livres e fita. A equipe já havia representado o Brasil no Sul-Americano em 2024. Haniely destacou o preparo e a resiliência das atletas. “Foram praticamente 11 meses de preparação até chegar a essa competição. Tivemos o desafio de manter o foco após uma apresentação abaixo do esperado na classificatória, mas as meninas mostraram maturidade, voltaram concentradas e brilharam nas finais. Essas medalhas mostram que estamos no caminho certo, mesmo com pressão e competitividade, elas demonstraram disciplina, determinação e muita resiliência”, afirmou.
O próximo compromisso das equipes será o Campeonato Brasileiro de Conjuntos, no fim do mês, em Cuiabá, novamente com as categorias pré-infantil e infantil. O projeto da ADR Unopar é mantido com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Com informações do N.Com.

