Aeronave transporta órgão de Santa Catarina e garante transplante no Paraná
A equipe médica da Central Estadual de Transplantes foi até a cidade de Jaguaruna (SC) para a captação de um fígado na cidade vizinha de Araranguá. Órgão foi trazido até um hospital de Curitiba para o procedimento cirúrgico

Uma operação realizada pela Divisão de Transporte Aéreo da Casa Militar, iniciada na noite de terça-feira (28) e concluída na manhã desta quarta-feira (29), garantiu a agilidade no transporte de órgãos no Paraná. A aeronave King Air 350 partiu de Curitiba com a equipe médica da Central Estadual de Transplantes para a cidade de Jaguaruna (SC), onde realizou a captação de um fígado na cidade vizinha de Araranguá.
Já olhou o saldo? Nota Paraná tem R$ 100 milhões para serem resgatados por contribuintes
A equipe retornou a Curitiba com o órgão para o hospital responsável pelo procedimento cirúrgico. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, o órgão foi oferecido ao Paraná porque provavelmente não havia um receptor compatível em Santa Catarina. As identidades do doador e receptor são confidenciais.
O Paraná é referência em transplante de órgãos no Brasil, graças à utilização de aeronaves anteriormente usadas exclusivamente por autoridades, agora disponíveis para transportes de órgãos e outras emergências médicas. Somente nos dois primeiros meses deste ano, foram realizados 106 transplantes de órgãos no estado.
Com informações da AEN.