O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, terá mais um voo internacional direto. A partir de 28 de outubro, a Latam inicia a rota do Paraná até Lima, no Peru. O anúncio foi feito pela empresa na terça-feira (11). As vendas de passagens começam nos próximos dias. Com o novo voo, o Aeroporto Afonso Pena terá seis rotas internacionais com e sem escalas: Curitiba – Montevidéu (Uruguai), pela Azul; Curitiba- Santiago, pela Latam; Curitiba-Buenos Aires, pela Gol; Curitiba-Buenos Aires pela Aerolineas Argentinas; Curitiba-Santiago e Curitiba-Buenos Aires, ambas pela JetSmart.
“O Paraná vem se destacando no turismo, seja no lazer ou nos negócios. Por isso esse anúncio do voo Curitiba-Lima é tão importante, conectando mais um país ao Estado”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), em entrevista à AEN. A conexão do Paraná para Lima tem estimativa de transportar até 43 mil passageiros por ano. No Brasil, a Latam opera outros três voos para Lima, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
O voo Curitiba-Lima será operado sempre às segundas e quintas-feiras e sábados, a bordo de aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros e duração média de 5 horas. Antes, o passageiro que fizesse a ligação de Lima a Peru e vice-versa, com conexão em Brasília, por exemplo, fazia o trajeto com três horas a mais na viagem. “Com este novo voo, Curitiba será uma nova alternativa para a conectividade regional por ser capaz de ligar o passageiro da Região Sul do Brasil não apenas com o Peru, mas também com a América do Norte e o Caribe”, comenta Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.
O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, lembra que esteve em Lima no início do ano em uma ação promovida pela Embratur. “Estamos cada vez nos conectando com os países vizinhos, para atrair mais turistas ao nosso Estado. Essa conexão direta facilita ainda mais o acesso de turistas do Peru ao Paraná”, disse. Já o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, destaca a relevância dessa nova conexão para o desenvolvimento econômico e turístico do estado. “O novo destino internacional é um importante passo na expansão da conectividade do Paraná. Esta parceria estratégica demonstra o compromisso do governador Ratinho Júnior em fortalecer o crescimento econômico do estado.
Mesmo sem conexão aérea direta, o Paraná registrou a entrada de 7.967 turistas do Peru no ano de 2023, de acordo com dados da Embratur. “Esse número deve ser muito maior, pois quando existe conexão, os turistas são registrados pela alfândega dos outros Estados, mas na verdade estão com o Paraná como destino”, explica Nunes.
LATAM – A Latam opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Na prática, lidera a aviação brasileira desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil. (Anac). Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, a Latam viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. A Latam liderou o mercado de voos internacionais no Brasil em março de 2024, com participação de 24%, segundo a Anac. Atualmente, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Com informações da AEN.