Agosto Lilás leva conscientização sobre violência doméstica às escolas de Londrina
O objetivo é sensibilizar professores, diretores e pais para que atuem como multiplicadores da prevenção e levem o tema para o ambiente escolar, fortalecendo a rede de apoio às vítimas

A campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, está promovendo palestras em escolas municipais de Londrina. Nesta semana, a Escola Municipal Ruth Lemos e a Escola América Sabino Coimbra recebem atividades com a participação da Patrulha Maria da Penha e da juíza Adriana Carrilho Danna Persiani, do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar.
O objetivo é sensibilizar professores, diretores e pais para que atuem como multiplicadores da prevenção e levem o tema para o ambiente escolar, fortalecendo a rede de apoio às vítimas. Durante as palestras, são abordados temas como a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas e a atuação da rede de enfrentamento à violência em Londrina.
A iniciativa integra o programa municipal Maria da Penha vai à Escola e o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, que estimulam ações conjuntas entre educação, segurança pública e órgãos de justiça. Para a Secretaria Municipal de Educação, a escola é um espaço estratégico para formar cidadãos conscientes, incentivar o diálogo e promover a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de violência.