Agosto Lilás: Londrina promove ações em bairros e escolas para combater a violência contra a mulher
Campanha terá rodas de conversa, oficinas, palestras e painéis para ampliar o acesso à rede de proteção feminina

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), lançou a programação do Agosto Lilás, campanha voltada à conscientização e enfrentamento da violência contra a mulher. As ações deste ano irão intensificar os trabalhos do projeto “Com Elas nos Bairros”, com atividades presenciais nos territórios, buscando ampliar o acesso das mulheres, especialmente nas regiões mais vulneráveis da cidade.
A programação inclui rodas de conversa nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), com orientação jurídica, acolhimento psicológico e apresentação dos serviços da rede de atendimento. As rodas ocorrerão em quatro datas:
📍 13/08 – CRAS Norte A, às 8h30
📍 20/08 – CRAS Centro A, às 14h
📍 25/08 – CRAS Rural Eli Vive Lerroville, às 10h
📍 27/08 – CRAS Guairacá, às 14h30
Outros destaques da campanha incluem:
🔸 12/08 – Palestra e oficina de defesa pessoal para mulheres atendidas pelo CAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher), às 14h.
🔸 13/08 – Reunião com a Rede Intersetorial no CRAS Norte A, com participação da juíza Cláudia Andrea Bertolla Alves.
🔸 15/08 – Reunião da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, com o tema “19 anos da Lei Maria da Penha”, no auditório do Ministério Público.
A campanha também entra nas escolas:
📚 19/08 – Palestra na Escola Municipal Ruth Lemos (Luiz de Sá)
📚 21/08 – Palestra na Escola Municipal América Sabino (Vista Bela)
As ações contam com a presença da juíza Adriana Carrilho Danna Persiani e da Patrulha Maria da Penha.
No encerramento do mês, a SMPM participará do III Simpósio sobre Feminicídios, promovido pela UEL, com painéis nos dias 27, 28 e 29 de agosto, reunindo representantes da gestão pública, entidades civis e especialistas. Também estão previstas palestras na Santa Casa de Londrina (Iscal) e na Unicesumar, voltadas à conscientização de profissionais da saúde.
Segundo a secretária Marisol Chiesa, o foco é garantir que todas as mulheres, independentemente da região onde vivem, saibam que há atendimento gratuito, especializado e acolhedor disponível, para ajudá-las a romper com o ciclo da violência — seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial.
O Agosto Lilás é celebrado em referência à sanção da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006, e é amparado por legislações municipais e estaduais que reforçam o compromisso com a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.