Alumni UEL lança documentário sobre jornal estudantil e a luta pela democracia nos anos 1970
Exibição acontece nesta quinta (28), no Bar Valentino; noite terá show musical e feira de livros com ex-integrantes do Poeira

A Alumni UEL – Associação dos Ex-Alunos da Universidade Estadual de Londrina promove na próxima quinta-feira (28), às 19h, no Bar Valentino, o lançamento do documentário “Levanta, Sacode a Poeira e Dá a Volta por Cima – Um Jornal dos Estudantes na Luta pela Democracia”. Dirigido e roteirizado pela egressa Celia Regina de Souza, o filme de 40 minutos resgata a história do jornal estudantil Poeira e do movimento universitário que marcou a trajetória da UEL entre meados dos anos 1970 e o início da década de 1980. O documentário mescla relatos, fotografias e matérias da época para mostrar como os estudantes se mobilizaram contra o modelo educacional imposto pela ditadura militar.
Segundo Celia Regina, o objetivo é manter viva a memória desse período. “Foi um momento determinante da história do país e da universidade. O Poeira e o movimento estudantil ajudaram a mudar os rumos da UEL e têm repercussão até hoje”, afirma. A noite de estreia também contará com o show “Sacode a Poeira”, com as cantoras Rakelly Calliari e Luiza Braga, e o cantor João Nakao, acompanhados por André Gião (guitarra), Filipe Barthen (contrabaixo) e Fábio Farinha (bateria). O repertório traz músicas de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gonzaguinha, Aldir Blanc, entre outros ícones da época.

A noite de estreia também contará com o show “Sacode a Poeira”, com as cantoras Luiza Braga e Rakelly Calliari , e o cantor João Nakao Foto: Divulgação / Emerson Dias
Na parte externa do bar haverá ainda uma feira de livros, com autores ligados ao Poeira, como Nilson Monteiro, Ademir Assunção, Ponti Pontedura, Marco Fabiani e Silvio Oricolli, além de obras póstumas de Tadeu Felismino e Marcelo Oikawa. Os lugares para assistir ao documentário no salão são limitados e podem ser reservados pelo formulário on-line neste link. Após a estreia, o vídeo ficará disponível no site do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NPDH/UEL) e da UEL FM. A iniciativa tem apoio cultural da Sisprime Cooperativa de Crédito e Scriba Soluções Editoriais.