Alunos de escolas municipais apresentam propostas de melhorias à Prefeitura de Londrina
Projeto Estudantes em Movimento ensina conceitos de cidadania e controle social por meio de auditorias realizadas pelos próprios alunos dentro das escolas

Estudantes do 5º ano de duas escolas municipais de Londrina visitaram a Prefeitura para conhecer o funcionamento da administração pública e apresentar propostas desenvolvidas no projeto Estudantes em Movimento. Londrina é a única cidade do Paraná participante da edição de 2026 da iniciativa, coordenada pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e desenvolvida no município pela Controladoria-Geral, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, quatro escolas londrinenses participam do projeto.
Nesta etapa, alunos das escolas municipais Maestro Roberto Pereira Panico e Mábio Gonçalves Palhano apresentaram os resultados das auditorias cidadãs realizadas nas próprias unidades. Na primeira escola, os estudantes investigaram o funcionamento da merenda, desde a aquisição dos alimentos até a preparação das refeições, e elaboraram propostas relacionadas à alimentação e às condições de trabalho na cozinha. Já na Mábio Gonçalves Palhano, os alunos analisaram problemas de conservação e uso dos banheiros e promoveram ações de conscientização contra desperdícios e descarte inadequado de resíduos.
As propostas foram apresentadas ao prefeito Tiago Amaral e agora seguirão para uma competição nacional do Estudantes em Movimento, que avaliará aspectos como criatividade e inovação das soluções. Segundo a Controladoria-Geral do Município, a intenção é posteriormente ampliar a experiência para outras unidades da rede municipal, estimulando desde cedo a participação cidadã, o cuidado com os espaços públicos e a compreensão sobre o funcionamento da administração.
