Anvisa alerta para riscos no uso de canetas de emagrecimento e diabetes sem acompanhamento médico

Agência aponta aumento de casos de pancreatite e reforça que medicamentos só devem ser usados conforme indicação em bula

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta segunda-feira (9), um alerta sobre o uso de canetas indicadas para tratamento de obesidade e diabetes sem prescrição e acompanhamento médico, ou para finalidades não aprovadas em bula. A agência cita o crescimento de notificações de pancreatite associadas a medicamentos como Ozempic, Saxenda e Mounjaro, todos à base de substâncias como semaglutida, liraglutida, tirzepatida e dulaglutida.

Segundo a Anvisa, estão sob investigação no Brasil seis mortes por pancreatite possivelmente relacionadas ao uso desses fármacos, além de mais de 200 casos de complicações no pâncreas. O tema ganhou ainda mais atenção após um alerta do Reino Unido, onde 19 mortes foram associadas ao uso das canetas, incluindo episódios raros, porém graves, de pancreatite necrosante e fatal.

Embora a pancreatite já conste como reação adversa nas bulas, a Anvisa reforça que os medicamentos devem ser utilizados exclusivamente nas indicações aprovadas — como diabetes, obesidade e, em casos específicos, redução de risco cardiovascular ou tratamento de apneia — sempre com acompanhamento profissional. A agência orienta que o uso seja interrompido imediatamente diante de suspeita de pancreatite e não retomado caso o diagnóstico seja confirmado.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9