Anvisa aprova uso do Mounjaro para tratamento da obesidade no Brasil
Medicamento já era autorizado para diabete tipo 2 e agora poderá ser prescrito para perda de peso associada a comorbidades

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (9) o uso do medicamento Mounjaro (tirzepatida) para o tratamento da obesidade no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e amplia a indicação do remédio, que já era liberado para tratar diabete tipo 2. Concorrente do Ozempic (semaglutida), o Mounjaro age no controle da taxa de açúcar no sangue e na redução de peso.
Segundo a farmacêutica Lilly, fabricante do medicamento, ele é o primeiro aprovado a atuar simultaneamente nos receptores de dois hormônios ligados ao apetite. Com a nova autorização, a tirzepatida poderá ser indicada para pacientes com obesidade que tenham ao menos uma comorbidade associada, como hipertensão ou colesterol alto. O tratamento é feito por meio de injeções semanais e estará disponível nas dosagens de 2,5 mg e 5 mg e o preço da caixa com quatro canetas varia de R$ 1.406,75 a R$ 2.384,34.