Aos 82 anos, Milton Nascimento é diagnosticado com demência
O artista já convivia com o diagnóstico de Parkinson desde 2022, o que vinha afetando atividades cotidianas

O cantor e compositor Milton Nascimento, 82 anos, um dos maiores nomes da música brasileira, foi diagnosticado com demência, conforme revelou seu filho e empresário, Augusto Nascimento, em publicação nas redes sociais. Segundo Augusto, os primeiros sinais começaram a surgir ainda no final do ano passado, quando Milton passou a apresentar alterações de comportamento sutis, mas que se intensificaram com o tempo. O artista já convivia com o diagnóstico de Parkinson desde 2022, o que vinha afetando atividades cotidianas.
Em maio deste ano, pai e filho fizeram uma viagem de motorhome pela América do Norte. Foram cerca de 4 mil quilômetros percorridos, com Milton no banco do carona, escolhendo músicas e revivendo memórias de outras jornadas que marcaram sua vida. “De alguma forma, eu sabia que aquela viagem seria uma despedida desses momentos”, contou Augusto, destacando que, mesmo com limitações, o pai se divertiu muito e disse ter sido a “melhor viagem da vida dele”.
Pouco tempo depois, já de volta ao Brasil, Milton precisou de cuidados médicos por conta de uma desidratação, consequência da dificuldade em se alimentar e ingerir líquidos. Foi nesse momento que a família recebeu o diagnóstico definitivo. O empresário contou ainda que as ligações frequentes, as conversas sobre a vida e até o hábito carinhoso de Milton em receber o filho com camisetas estampadas com fotos dos dois já não fazem mais parte da rotina.
Em entrevista à revista Piauí, Augusto detalhou que, após exames e testes clínicos, os médicos confirmaram o diagnóstico de demência por corpos de Lewy (DCL) — o terceiro tipo mais comum de demência no mundo. A doença provoca declínio nas funções de pensamento, cognição, movimento, comportamento e humor, com sintomas semelhantes ao Alzheimer e ao Parkinson. Com informações: Agência Brasil