Após ataque a creche em SC, PF vai investigar grupos neonazistas

Também será liberado R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Registro da creche em Blumenau (SC) alvo de um ataque em 5 de abril de 2023 | © Anderson Coelho/AFP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, anunciou nesta quinta-feira (6) a instauração de inquérito policial pela Polícia Federal (PF) para investigar a atuação interestadual de organismos nazistas e neonazistas no Brasil. O objetivo é apurar indícios de crimes previstos na Lei 7.716/89, que prevê punições para discriminação e preconceito relacionados à raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

PRF inicia hoje a Operação Semana Santa

A decisão foi tomada após recentes atentados em escolas e creches, incluindo o massacre na escola Raul Brasil, em Suzano (SP), que resultou na morte de sete pessoas. Segundo as investigações, os autores eram ativos em fóruns da internet que disseminam discursos de ódio, bullying, supremacismo branco e nazismo.

O governo federal se comprometeu com ações de promoção à cultura de paz e não violência na sociedade, incluindo a criação de um Grupo de Trabalho Interministerial para propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas. Também será liberado R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país.

Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Valmir Pedroso

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9