Aposentado transforma caixas de leite em sacos de dormir para aquecer pessoas em situação de rua

Projeto sustentável criado por Newton Fernandes, de 62 anos, alia solidariedade e reaproveitamento de materiais em uma das cidades mais frias do Paraná

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Foi após enfrentar noites geladas que o aposentado Newton Fernandes, de 62 anos, teve uma ideia simples, mas transformadora: reaproveitar caixas de leite para confeccionar sacos de dormir e doar a pessoas em situação de rua em Guarapuava, região central do Paraná. A cidade, conhecida pelas baixas temperaturas e geadas constantes, inspirou o ex-torneiro mecânico a usar o tempo livre da aposentadoria para um gesto de solidariedade. “É um lixo de luxo, que muita gente joga fora, mas que pode ajudar a salvar vidas”, resume Newton.

As embalagens são higienizadas e costuradas para criar isolamento térmico, aproveitando as propriedades do alumínio, plástico e papelão presentes nas caixas. Cada saco mede 2,10 m de comprimento por 1,07 m de largura e leva, em média, 80 caixas para ser produzido. Além da proteção contra o frio, os sacos têm alças plásticas que permitem serem enrolados e carregados com facilidade. Newton adaptou a antiga casa do filho como ateliê e conta com o apoio de familiares, amigos e doações de empresas para manter a produção.

O aposentado sonha em expandir o projeto para outras cidades e estados, mas ainda busca parceiros institucionais para aumentar o alcance da iniciativa. “É uma forma de unir sustentabilidade, solidariedade e baixo custo para ajudar quem mais precisa”, afirma.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9