Argentina é o país mais seguro da América do Sul, e Brasil aparece em 130º no ranking global da paz
Índice Global da Paz 2025 aponta melhora na América do Sul, com destaque para Argentina e Uruguai; Brasil fica entre os últimos da região

A Argentina foi considerada o país mais seguro da América do Sul, segundo o Índice Global da Paz (GPI) 2025, divulgado pelo Instituto para Economia e Paz (IEP). O país aparece na 46ª posição entre 163 nações avaliadas, subindo cinco posições em relação ao ano anterior e liderando o ranking de segurança no continente sul-americano.
O estudo analisa 23 indicadores agrupados em três áreas: segurança e proteção social, conflitos internos e externos e militarização. Entre os critérios avaliados estão taxas de homicídios, percepção da criminalidade, gastos militares e participação em conflitos externos.
A América do Sul foi a única região do mundo a registrar melhora geral nos níveis de paz em 2025, com aumento médio de 0,59% nas pontuações. A Argentina se destacou com avanço de 3,8% no índice, e o relatório atribui parte desse desempenho à ausência de protestos em massa durante o governo de Javier Milei e à queda na percepção da criminalidade.
O Uruguai ficou logo atrás, ocupando o 48º lugar no ranking global, seguido por Chile (62º), Paraguai (75º), Peru (96º), Guiana (106º), Equador (129º) e Brasil, que aparece em 130º lugar, ficando entre os países com os piores índices da América do Sul. Abaixo do Brasil estão Venezuela (139º) e Colômbia (140º), sendo esta última, pelo quinto ano seguido, a menos pacífica da região, devido a altos índices de violência e deslocamentos forçados.
Apesar da baixa posição, o relatório destaca que o Brasil faz parte de um grupo de países que apresentou leve melhora nos níveis de segurança e redução de protestos violentos. Já Bolívia, Equador e Venezuela registraram queda em seus índices.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm