Argentina imita os passos de Trump e anuncia saída da OMS

 A medida é justificada pelo governo Milei com base em críticas à gestão da OMS durante a pandemia da Covid-

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Luciano Gonzalez / Anadolu via Getty Images

O presidente da Argentina, Javier Milei , anunciou que o país deixará a Organização Mundial da Saúde (OMS), seguindo o exemplo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump . A decisão foi confirmada nesta quarta-feira (05), pelo porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni. A medida é justificada pelo governo Milei com base em críticas à gestão da OMS durante a pandemia da Covid-19, principalmente em relação ao longo período de quarentena imposta pelo governo anterior, de Alberto Fernández . Segundo Adorni, Milei instruirá o chanceler argentino, Gerardo Werthein, a formalizar a saída da organização .

Durante o anúncio oficial na Casa Rosada , o porta-voz reforçou as divergências do governo argentino com a OMS. “O presidente Javier Milei instruiu o chanceler Gerardo Werthein a retirar a Argentina da OMS. À medida que se sustenta nas profundas diferenças a respeito da gestão sanitária durante a pandemia, que junto com o governo de Alberto Fernández nos levou a um maior confinamento da humanidade”, afirmou Adorni. Ele também destacou que a decisão faz parte da posição do governo de não permitir interferências externas nas políticas nacionais. “Não permitiremos que um organismo internacional intervenha na soberania da Argentina”, acrescentou. A decisão de Milei ocorre depois de Donald Trump anunciar a retirada dos Estados Unidos da OMS no mesmo dia em que tomou posse, em 20 de janeiro deste ano.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9