As abelhas podem picar outras abelhas?
Apesar de serem conhecidas por atacar apenas em defesa da colmeia contra humanos ou animais, abelhas também se enfrentam entre si quando percebem ameaças ao território ou à colônia

Quando se fala em picada de abelha, a maioria das pessoas imagina uma defesa contra humanos ou predadores. Mas um comportamento pouco conhecido é que abelhas também podem picar outras abelhas — e isso acontece principalmente por disputa territorial, proteção da colmeia ou até tentativa de invasão.
Em uma colmeia bem organizada, cada abelha tem uma função definida. As operárias, por exemplo, são encarregadas de proteger a entrada da colônia. Se uma abelha “intrusa” tentar se infiltrar — seja de outra colmeia ou mesmo da mesma espécie — as guardiãs não hesitam em atacá-la. Isso pode ocorrer em tentativas de roubo de mel, o que é mais comum do que se imagina.
Segundo especialistas em comportamento de abelhas, esse tipo de confronto é uma das estratégias naturais para preservar os recursos da colmeia e manter o grupo protegido. A picada entre abelhas funciona como um alerta e, em muitos casos, pode ser fatal para a intrusa.
Além disso, em situações de escassez de alimento, o comportamento agressivo entre colmeias se intensifica. O instinto de sobrevivência faz com que colônias inteiras sejam mais defensivas, tornando os combates entre abelhas ainda mais frequentes e intensos.
Essas interações revelam o quão complexa é a sociedade das abelhas e como elas estão sempre em busca do equilíbrio e proteção da colmeia — mesmo que isso signifique enfrentar outras abelhas.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm