Assembleia Legislativa debate a segurança nas travessias de trens nos municípios do Paraná
Uma das propostas trata ainda de outros tipos de sinalização horizontal e vertical

A audiência pública para compreender as questões de segurança nas travessias de trens nos municípios do Paraná foi realizada na terça-feira (27) no Auditório Legislativo Deputado Delegado Rubens Recalcatti por convocação da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação. Além dos presidentes das duas Comissões, deputado Tiago Amaral (PSD) e Gugu Bueno (PSD), anfitriões da referida audiência pública, participaram também, a deputada Márcia Huçulak (PSD) e os deputados Do Carmo (União Brasil), Batatinha (MDB), Pedro Paulo Bazana (PSD), Hussein Bakri (PSD).
O crescente número de acidentes urbanos envolvendo passagens de trens, como o ocorrido em Jandaia do Sul que matou quatro alunos e uma funcionária da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em março deste ano, dois projetos de lei foram apresentados na Assembleia, para obrigar a instalação de cancelas em todas as passagens de trem no Estado do Paraná.
Uma das propostas trata ainda de outros tipos de sinalização horizontal e vertical. Durante a audiência pública foram expostos dados e explicações sobre o funcionamento do sistema ferroviário brasileiro, soluções já em implantação e um vídeo da Prefeitura de Arapongas que mostra o sistema de passagens em nível sensoreadas já em funcionamento no município desde maio deste ano e que reduziu a zero o número de acidentes.
Com informações da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

