Atleta londrinense conquista o Panamericano de Karatê no Uruguai
Foto: Divulgação

O atleta londrinense Vinícius Figueira obteve mais um importante título ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Panamericano de Karatê, realizado de 20 a 26 de maio em Punta del Este, Uruguai. Tendo disputado a categoria Kumitê – 67Kg, ele superou atletas do México, Uruguai e Chile, assim como o também brasileiro Thulio Araújo, na final. Figueira conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

O londrinense disse estar muito feliz por ter conquistado o título. “Foi uma sensação incrível, porque eu fui campeão panamericano em 2018 e 2021, mas não tinha tido bons resultados nas duas últimas edições. Com essa nova vitória, ganhei pontos importantes para o ranking mundial. É muito gratificante ter vencido um campeonato que reuniu os melhores das Américas”, afirmou em entrevista ao N.Com. Figueira também integra a Seleção Brasileira de Karatê Adulto, que foi vice-campeã panamericana por equipes, tendo sido superada pela delegação dos Estados Unidos na final. Com o resultado, a Seleção Brasileira obteve a classificação para o Mundial de Pamplona, na Espanha, que irá ocorrer entre 22 e 24 de novembro e também será disputado por equipes.

O técnico do atleta, Marcelo Oguido, frisou que o título conquistado por Figueira faz com que ele se destaque ainda mais em nível mundial. “O Vinícius já obteve o bronze e a prata no Mundial de Karatê, e está focado e trabalhando há anos para conquistar o ouro. Os treinos diários e a participação dele nos eventos oficiais são fundamentais na preparação dele para essa conquista”, realçou.

Próximas competições – Entre 31 de maio e 2 de junho, Figueira participou da quarta e última etapa da Premier League, realizada em Casablanca, no Marrocos. Somando a pontuação de todas as fases, o atleta finalizou em oitavo lugar na edição de 2024 da Premier League. No dia 10, o londrinense viaja para Kazan, na Rússia, onde participará dos BRICS Games, retornando ao Brasil em 17 de junho. Em seguida, de 24 a 30 de junho, Figueira competirá no Campeonato Sul-americano de Karatê, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. No segundo semestre, o londrinense participará ainda do Mundial de Pamplona, por equipes, e também da etapa final do Campeonato Brasileiro, assim como do Paraná Combate. Atualmente, Figueira está na sétima colocação do ranking mundial, e também foca sua preparação para o Campeonato Mundial de Karatê, que será em 2025, no Cairo. Com informações do N.Com.