Audiência Pública vai discutir violência policial em Londrina nesta quinta-feira
A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), atendendo a um pedido feito no mês passado pelo deputado estadual Arilson Chiorato.

Na quinta-feira (08), a partir das 19h, a violência policial e seus impactos serão tema de uma audiência pública em Londrina. O encontro será realizado no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), subseção da cidade, e terá como tema “Segurança em Questão: Denúncias de Abusos Policiais em Londrina”. A iniciativa é da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), atendendo a um pedido feito no mês passado pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT). A audiência deve reunir representantes da sociedade civil, familiares de vítimas, especialistas em direitos humanos e segurança pública.
Um dos principais casos a ser debatido é o dos jovens Kelvin Willian Vieira dos Santos, de 16 anos, e Wender Natan da Costa Bento, de 20, mortos em uma abordagem da Polícia Militar no Jardim Leonor, no dia 15 de fevereiro deste ano. As circunstâncias da ação geraram protestos após imagens de videomonitoramento virem a público e colocarem em dúvida a versão oficial apresentada pela polícia. “Diante do aumento das denúncias de violência policial na cidade, vamos promover esse espaço de escuta e, ao final, faremos os encaminhamentos necessários”, afirmou o deputado Arilson. Segundo ele, desde o início do ano, tem recebido diversas denúncias sobre abusos policiais em Londrina e região.
Entre os objetivos da audiência estão ouvir os familiares das vítimas, propor medidas de acompanhamento das investigações pelo Poder Legislativo e discutir a regulamentação do uso de câmeras corporais por agentes de segurança no Paraná. A deputada federal Lenir de Assis (PT) também confirmou presença. “Nosso mandato está acompanhando a investigação sobre as mortes dos jovens Kelvin e Wender. Temos que nos manter mobilizados para que essas mortes não fiquem sem resposta”, disse. Com informações: Assessoria de Imprensa.

Arte: Gui Carreri/CDH
A participação é aberta ao público e todas as pessoas interessadas estão convidadas a comparecer.
Presenças confirmadas:
Deputado Professor Lemos; Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná
Deputado estadual Arilson Chiorato;
Deputada Federal Lenir de Assis;
Deputado Federal Tadeu Veneri, Representante da Comissão de Direitos Humanos Da Câmara dos Deputados;
Mário Sérgio Dias Xavier, presidente da Subseção Da OAB Londrina;
Luiz Valério dos Santos, Juiz de Direito e Diretor do Fórum Criminal de Londrina, representante do Poder Judiciário do Estado Do Paraná;
Leandro Antunes Meirelles Machado, Promotor do Ministério Público do Paraná;
Walter Tierling Neto, presidente do Conselho Permanente de Direitos Humanos;
Cláudio Melo, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente e Jovens De Londrina;
Paula Vicente, Vereadora do Município de Londrina;
Haydee Melo, Coordenadora do Movimento Justiça Por Almas;
Valdirene da Silva; mãe de vítima e fundadora do Movimento Justiça Por Almas;
Vanessa Pereira da Costa; Mães da Bratac
Alisson Fernando Moreiras Poças, Coordenador Do Centro De Direitos Humanos de Londrina
Serviço:
Audiência Pública: Segurança em Questão: Denúncias de Abusos Policiais em Londrina
Data: 8 de maio (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Auditório da OAB – Rua Governador Parigot de Souza, nº 311 | Londrina (PR)