O primeiro Festival Internacional de Inovação de Londrina (Fill) começou na quinta-feira (05) com grande impacto, reunindo mais de 1.600 inscritos no Parque Ney Braga. Com uma programação diversificada que inclui palestras, painéis, networking e lançamentos, o evento é um marco para a inovação e a tecnologia no município. Entre os temas envolvidos estão cidades inteligentes, inteligência artificial e govtech, posicionando Londrina no mapa da inovação nacional e internacional. O Fill concentra mais de 60 palestrantes e 40 startups.
No segundo e terceiro dias do evento, o FIIL sedia o 6º SEPARTEC+ – Encontro Estadual de Parques Tecnológicos, que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro. Entre os destaques está o lançamento do Polo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Londrina e Maringá, que visa estreitar laços entre os dois municípios e ampliar sua relevância no mercado.
Para Roberto Moreira, superintendente do Instituto Estação 43, o evento reflete a importância do setor.
Roberto Moreira fala das atividades importantes que estão por vir nos próximos dias do evento que termina no próximo domingo (08).
Promovido pela Estação 43 e organizado pelo Grupo FB, o festival conta com o apoio de 12 governanças regionais e do Governo do Paraná, consolidando-se como um dos principais eventos de inovação do estado. O segundo dia do Festival foi marcado pela presença de autoridades, como o Secretário Estadual de Inovação, Alex Canziani.
O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona ressaltou a importância da
Fundação Araucária como espaço de fomento de pesquisa no Paraná.
O prefeito eleito, Tiago Amaral também esteve presente neste segundo dia de Fiil e destaca a importância da tecnologia que representa 10% do PIB de Londrina.