Aumenta número de consumidores que saem do cadastro de negativados em Londrina
Foto: imagem ilustrativa
De acordo com os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), relativos a novembro de 2024, houve uma queda de 27% no índice de consumidores que tiveram o nome incluído no cadastro de inadimplentes, em comparação com o mesmo mês de 2023. No entanto, quando analisados os 11 primeiros meses de 2024, o número de inadimplentes cresceu 13,7% em relação ao ano anterior.

Por outro lado, o número de consumidores que conseguiram negociar ou pagar suas dívidas e saíram da inadimplência apresentou um aumento significativo. Em novembro de 2024, o índice de pessoas que saíram do cadastro de negativados subiu 1,3% em comparação com o mesmo mês de 2023. No acumulado do ano, o crescimento foi de 20,7%, o que indica que mais consumidores conseguiram limpar o nome e recuperar o crédito.

Marcos Rambalducci, consultor de economia da ACIL, destacou que a alta no número de consumidores que saem da inadimplência é um fator positivo, já que a base de pessoas com capacidade de tomar crédito está mais ampla. Com o cenário de estabilidade no emprego e o pagamento do 13º salário, as expectativas são de que a recuperação da capacidade de crédito continue em dezembro.

Com informações da Assessoria de Imprensa.