Baixa vacinação contra a gripe contribui para superlotação nas unidades de saúde de Cambé

Apenas 38% dos idosos e 16% das crianças foram imunizados até agora; Secretaria reforça importância da vacinação para conter doenças respiratórias

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Cambé divulgou que o aumento expressivo de casos de doenças respiratórias tem causado superlotação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Tupi. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Talita Bengozi, o cenário tem relação direta com a baixa adesão à Campanha de Vacinação contra a Gripe, que começou em abril.

Até o momento, apenas 38% dos idosos com mais de 60 anos foram vacinados, muito abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde. A situação é ainda mais crítica entre as crianças de 2 a 6 anos, com somente 16% de cobertura vacinal. Diante do cenário, a secretaria está buscando alternativas para levar a vacinação além das UBSs, facilitando o acesso da população.

Orientações da Secretaria de Saúde de Cambé:

UBSs (abertas das 7h às 19h): atendimento para casos leves, como resfriados, dores crônicas e consultas.

UPA do Jardim Tupi: procurar em casos graves, como febre alta persistente, dor no peito, ferimentos graves, tosse com sangue e infecções fortes.

A secretária Talita Bengozi reforça que a vacina contra a gripe está liberada para todas as idades e é uma das principais ferramentas para conter a circulação de vírus respiratórios e aliviar o sistema de saúde.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9