Balanço do INSS: Mais de 1,3 milhão de pedidos de reembolso por descontos não autorizados

Apenas 24.818 informaram que os descontos eram legítimos

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Até a tarde desta sexta-feira (16), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fizeram 1.345.817 pedidos de reembolso por descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Os dados foram divulgados pelo INSS, que também apontou que mais de 1,3 milhão de segurados buscaram informações sobre os descontos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Desde o início da operação na terça-feira (13), cerca de 9 milhões de beneficiários foram notificados. A ferramenta “Consultar Descontos de Entidades Associativas” permite ao cidadão verificar quais entidades fizeram descontos e se eles foram autorizados. Apenas 24.818 informaram que os descontos eram legítimos.

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam fraudes ligadas a 41 entidades associativas suspeitas de realizar descontos sem autorização. As entidades terão 15 dias úteis para provar a autorização ou devolver os valores, que serão repassados ao Tesouro Nacional antes da devolução aos segurados. O INSS também alertou para tentativas de golpe: o contato com os beneficiários é feito somente pelo app Meu INSS, e não por telefone, SMS ou redes sociais. O prazo para pedir reembolso é indeterminado. Com informações Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9