Ballet de Londrina comemora 30 anos com a espetáculo “Bora!”
Ballet de Londrina comemora 30 anos com a espetáculo "Bora!" | © Jorge Komatsu

A companhia de dança Ballet de Londrina vai completar três décadas em dezembro e até lá, realiza uma série de atividades especiais dentro e fora da cidade. O início das comemorações está agendado para sábado (10), às 20 horas, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde. Os bailarinos voltam a este palco com “Bora!” após a estreia no ano passado, que lotou o teatro. A coreografia é assinada por Henrique Rodovalho, premiado diretor da Quasar Cia de Dança.

Esta é a primeira apresentação do espetáculo em Londrina este ano. A companhia tem cumprido turnê por dez cidades do Paraná com apoio da Copel e incentivo do Governo do Estado do Paraná, via Profice, além de estar nos ensaios finais de nova montagem, chamada “Cinco”. “O Ballet de Londrina está em um momento muito bom de sua trajetória, com montagens criativas e sendo muito bem recebido por onde passa, seja em cidades pequenas ou maiores, seja por jovens ou pelo público adulto. Isso tem a ver com trabalho continuado, mas também com renovação e com a oxigenação das ideias – a única forma de chegar aos trinta anos com vigor”, explica Marciano Boletti.

Colégio Castaldi oferece curso técnico gratuito em Londrina

Estreia em São Paulo – Uma novidade que demarca o lugar de destaque do Ballet de Londrina na dança brasileira é, aliás, a próxima estreia, que, pela primeira vez, acontece fora da cidade-sede. “Cinco”, também coreografado por Henrique Rodovalho e que compõe programa com o anterior, tem première no mês de julho no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Londrina poderá conferir a novidade em outubro, na programação do Festival de Dança. Com cinco bailarinos no elenco, a peça evoca a energia dos quatro elementos naturais e da progressiva materialidade orgânica que dá origem à vida, até chegar à quintessência humana. Por seu caráter primal, ele é apresentado antes de “Bora!”, que, após a fase de natureza, representa o mergulho do homem na civilização.

O elenco do Ballet de Londrina é formado pelos dançarinos Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Higor Vargas, Ione Queiroz, José Villaça, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Peter Levi, Viviane Terrenta e Wesley Silva. A companhia está vinculada à Funcart – Fundação Cultura Artística de Londrina, com patrocínio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de Londrina. A apresentação de “Bora!” no Teatro Ouro Verde tem apoio institucional da Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura da UEL.

Serviço

Bora! – início das comemorações de 30 anos do Ballet de Londrina
Quando: dia 10 de junho (sábado)
Horário: às 20 horas
Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)
Ingressos: R$20 e 10 (meia-entrada)
Bilheteria: clique aqui!
Caso haja ingressos disponíveis no dia da apresentação, eles serão vendidos na bilheteria do Teatro Ouro Verde
Classificação indicativa: Livre (todos os públicos)