Banco Central libera solicitação automática para resgate de dinheiro esquecido
Nova funcionalidade do sistema SVR vale para pessoas físicas com chave Pix CPF e conta gov.br nível prata ou ouro; mais de R$ 9 bilhões estão disponíveis para devolução

A partir desta terça-feira (27), o Banco Central começa a disponibilizar um novo recurso para facilitar o resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. A novidade é a solicitação automática de resgate, permitindo que os valores sejam devolvidos sem necessidade de pedido manual por parte do usuário.
De acordo com o BC, o sistema do SVR (Sistema de Valores a Receber) continua com todas as funcionalidades anteriores, mas agora o cidadão pode optar por ativar a solicitação automática, evitando a necessidade de entrar no site periodicamente e registrar cada valor a ser resgatado.
Quem pode aderir:
Pessoas físicas com conta gov.br nível prata ou ouro
Com verificação em duas etapas ativada
Com chave Pix do tipo CPF cadastrada
A adesão é opcional e o crédito será feito diretamente na conta bancária vinculada à chave Pix CPF. O Banco Central não enviará avisos quando o valor for devolvido e as instituições que não aderiram ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo solicitação manual, assim como valores de contas conjuntas
Segundo o último levantamento do BC, divulgado em 13 de maio, ainda há R$ 9,13 bilhões disponíveis para resgate. Embora o prazo original para solicitação fosse até 16 de outubro de 2024, o Ministério da Fazenda informou que não há mais prazo-limite para que os clientes busquem seus recursos esquecidos. Para consultar e ativar o novo recurso, ACESSE aqui.