Banhos no rio Sena voltam a ser permitidos em Paris após 100 anos

Cidade libera acesso em pontos selecionados entre julho e agosto, com fiscalização diária da qualidade da água

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução/MARTIN BUREAU / POOL /AFP

Após mais de um século de proibição, a cidade de Paris anunciou que permitirá banhos no rio Sena a partir do dia 5 de julho até o final de agosto de 2025. A iniciativa, apresentada pelo prefeito da região, Marc Guillaume, marca um avanço no processo de despoluição do rio e será limitada a locais específicos, como a Île Saint-Louis e a Île aux Cygnes, nas proximidades da Torre Eiffel.

O retorno dos banhos no Sena ganhou força com o simbolismo dos Jogos Olímpicos de 2024, quando a prefeita Anne Hidalgo e Tony Estanguet, presidente do comitê organizador, mergulharam no rio como sinal da reabilitação ambiental. “Não se tratava apenas de nadar durante os Jogos, mas de adaptar a cidade às mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida”, destacou Hidalgo.

Para garantir a segurança, a prefeitura realizará análises bacteriológicas diárias. O banho poderá ser suspenso em dias de chuva, já que o escoamento das águas pluviais afeta diretamente a qualidade da água. Um sistema de bandeiras com as cores verde, amarela e vermelha indicará se o banho está autorizado, condicionado ou proibido.

Segundo o vice-prefeito de esportes, Pierre Rabadan, as áreas abertas ao público deverão receber entre 150 e 300 banhistas por dia. A reabertura é temporária e as zonas de banho serão novamente fechadas no fim de agosto.

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm.

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.