Biblioteca Pública de Londrina recebe lançamento do livro “O Bispo Negro”
Um dos temas abordados na narrativa é o Paranismo, um movimento cultural criado para buscar uma identidade regional paranaense | Foto: Divulgação

A Biblioteca Pública Municipal recebe, nesta sexta-feira (05), das 19h às 21h, o lançamento do livro “O Bispo Negro, os Homens Bons e a Santa Eugenia Curitibana”, do escritor e ativista Adegmar da Silva, mais conhecido como Kandiero. O evento é aberto ao público e contará com sessão de autógrafos. “O Bispo Negro” narra um diálogo durante uma vigília religiosa em uma igreja, em que são apresentados os questionamentos de um bispo sobre mitos e símbolos presentes na história de Curitiba. Além de tratar da religião, a obra critica ideologias eugenistas, aborda questões sociais, morais, históricas e políticas do Brasil, e reflete sobre o passado escravocrata do país.

Um dos temas abordados na narrativa é o Paranismo, um movimento cultural criado para buscar uma identidade regional paranaense. O livro expõe a relação entre esse movimento, o racismo científico e a eugenia, e aponta a forma como ele exclui as culturas negra e indígena da história do Paraná.  A publicação já foi lançada em Curitiba e também tem um lançamento previsto em Paranaguá. Kandiero afirmou que pretende levar “O Bispo Negro” para outras cidades do estado. O livro custa R$ 53 e pode ser comprado pelo site da Editora Humaitá  e retirado no dia do evento.