Em Londrina, Biblioteca Pública recebe concerto do Quinteto de Cordas na segunda-feira
O projeto, que se iniciou em maio deste ano na Biblioteca, é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Foto: Reprodução/Pixabay

Como parte das comemorações pelo aniversário de 90 anos de Londrina, o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” (OCSL) realizará um concerto na Biblioteca Pública Municipal (Avenida Rio de Janeiro, 413), na segunda-feira (04), às 19 horas (de Brasília). O evento, que integra a 13ª Mostra de Música de Câmara de Londrina, é gratuito e também contará com a participação dos alunos do projeto Orquestrando para o Futuro. A noite iniciará com a execução de obras de Mozart, Vivaldi e Piazzolla. Em seguida, os alunos do projeto Orquestrando para o Futuro, que têm como professores os integrantes do Quinteto de Cordas da OCSL, interpretarão composições de Offenbach, Rossini e Carl Orff, em uma apresentação conjunta.

O projeto, que se iniciou em maio deste ano na Biblioteca, é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Segundo a coordenadora da Mostra de Música de Câmara, Irina Ratcheva, a educação é parte primordial da missão da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina”. “Este fator estratégico vem mobilizando grande parte das ações do grupo para levar atividades educacionais e música de concerto para crianças e adolescentes. Através da utilização da arte como poderosa ferramenta de desenvolvimento, foram realizados diversos projetos ao longo dos 26 anos de existência da Orquestra”, destacou em entrevista ao N.Com.

O evento marcará a primeira apresentação conjunta dos musicistas da OCSL com seus alunos. Ao todo, são 35 participantes no projeto, que recebem aulas de violino, violoncelo, contrabaixo e percepção corporal e rítmica. “São priorizados os alunos de escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação, mas, como as oficinas estão sendo realizadas na Biblioteca Pública Municipal, também foram ofertadas para a comunidade externa em geral, devido à enorme procura”, comentou Ratcheva. O projeto tem como proponente Maria Eduarda Oliveira, que também é produtora da Mostra de Música de Câmara.

Feito na Fábrica – Logo após o concerto, o Projeto Fabrincante apresenta mais uma edição do Feito na Fábrica. Essa ação busca conectar a produção do Programa Fábrica à comunidade, ao divulgar os resultados de oficinas realizadas com o patrocínio do Promic em Londrina. Serão exibidos oito vídeos de projetos que integram a rede e uma exposição, com o objetivo de refletir a relação entre patrimônio cultural e identidades locais.

13ª Mostra de Câmara – A 13ª Mostra de Câmara começou em dezembro do ano passado e aconteceu ao longo de 2024, com concertos em igrejas e teatros e eventos didáticos, entre outras atividades. Para dezembro, estão programadas mais ações em celebração ao aniversário da cidade, mas que integrarão a programação da 14ª Mostra de Música de Câmara. Com o objetivo de agregar conhecimento e promover a valorização da cultura musical brasileira e universal, a Mostra de Música de Câmara, patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), promove concertos desde 2011.

A mostra foi idealizada pela Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, através de seu fundador, o violinista e Maestro Evgueni Ratchev, e de sua diretora, a pianista Irina Ratcheva. O projeto, que inseriu a cidade de Londrina em um roteiro nacional, evidencia para o Brasil e para o mundo a música feita com excelência na cidade. Além da realização de concertos em teatros com solistas convidados, a Mostra de Música de Câmara também inclui masterclasses e apresentações em auditórios, igrejas, escolas e outros espaços. Com informações do N.Com.