Boletim aponta aumento de casos de síndromes gripais e seis novas mortes em Londrina
Entre 31 de agosto e 6 de setembro, cidade registrou 20 notificações a mais e 35% dos atendimentos infantis relacionados a doenças respiratórias

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina divulgou nesta quarta-feira (10) o novo boletim de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), registrando 20 notificações a mais em relação à semana anterior. Foram 14 ocorrências em adultos e seis em crianças, além de seis novas mortes no período analisado, de 31 de agosto a 6 de setembro.
No levantamento, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) atendeu 3.146 crianças, sendo que 35,28% dos casos estavam ligados a doenças respiratórias. Desde o início de 2025, Londrina contabiliza 26 óbitos por Influenza, 12 por Covid-19, sete por vírus sincicial respiratório (VSR), cinco por outros vírus, dois por diferentes agentes etiológicos e 84 ainda em investigação.
A vacinação contra a gripe, considerada a principal forma de prevenção, apresentou leve avanço na cobertura do grupo prioritário, subindo de 53,32% para 53,42%. A imunização está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade e pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município, mediante apresentação de documento com foto e carteirinha de vacinação.