Boletim da Dengue aponta aumento de casos em Londrina

Secretaria de Saúde alerta para elevação de casos prováveis nos bairros da zona sul e em distritos; medidas intensificadas incluem bloqueio de casos e uso de drones para mapeamento de criadouros

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Desde o início do ano, foram registradas 6.075 notificações, com 774 confirmações e 3.858 descartes. Outros 1.443 casos seguem em análise. Foto: Emerson Dias / NCom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou, nesta quarta-feira (19), o boletim epidemiológico semanal da dengue, apontando um aumento nos casos prováveis da doença na cidade. Desde o início do ano, foram registradas 6.075 notificações, com 774 confirmações e 3.858 descartes. Outros 1.443 casos seguem em análise, mas não houve óbitos até o momento. Em relação à chikungunya, o boletim trouxe três notificações, sendo uma confirmada, outra descartada e uma ainda em análise.

O levantamento mostrou um aumento significativo de casos nos bairros Jardim Bandeirantes, Piza, Parque das Indústrias, Jamile Dequech e União da Vitória, localizados na zona sul da cidade, além dos distritos de Maravilha e Warta. O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, destacou que o crescimento foi observado em comparação à semana anterior e informou que ações de bloqueio de casos suspeitos estão sendo intensificadas nessas regiões, com o apoio de mutirões de limpeza em parceria com a CMTU.

Além disso, o uso de drones, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem sido essencial para mapear criadouros em locais de difícil acesso. O fumacê também está sendo utilizado nas áreas mais afetadas, com o objetivo de eliminar rapidamente os criadouros do mosquito transmissor e minimizar o risco de transmissão da doença. A SMS reforçou a necessidade de ação contínua e a participação ativa da população no combate aos focos do mosquito. Com informações do Núcleo de Comunicação de Londrina.

PUBLICIDADE
Matheus Vinicios Barreira

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.