Boletim mostra situação das lavouras após excesso de chuvas em fevereiro
Índice de precipitação ficou acima da média histórica do Paraná em todo o Estado

De acordo com o Boletim Agrometeorológico do Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater (IDR-PR), divulgado nesta segunda-feira (06), Fevereiro de 2023 foi um mês muito chuvoso em todo o Paraná, com média estadual de precipitação de 256,4 mm, sendo que a média histórica é de 167,7 mm no mês. A precipitação registrada em Guaíra chegou a 460,6 mm, e somente em locais pontuais no Estado, como em Curitiba e Paranaguá, ela ficou abaixo da média histórica.
As temperaturas foram mais amenas, e as culturas agrícolas tiveram um bom desenvolvimento, exceto nas regiões Oeste e Sudoeste, onde se registrou muito calor e precipitações escassas e irregulares. As chuvas contínuas impediram a realização de tratos culturais como controle fitossanitário e colheita em muitas áreas do Estado. A colheita do milho primeira safra foi bastante lenta devido às chuvas contínuas, e as colheitas de algumas frutas, como a uva e laranja, foram prejudicadas.
As regiões Oeste, Norte e Noroeste do Paraná destacaram-se com quantitativos de chuva muito acima da média histórica. As temperaturas foram bastante amenas, especialmente as máximas, com valores abaixo das médias em todo o Estado. As temperaturas mínimas também foram abaixo da normal climatológica na grande maioria dos municípios. As chuvas constantes e abundantes foram causadas pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e Sistemas de Baixa Pressão.
Com informações da AEN.