Brasil Coffee Week terá terceira edição em Londrina entre os dias 11 e 27 de julho
O Brasil Coffee Week é um festival gastronômico realizado em diversos estados, onde as cafeterias participantes criam um menu próprio com valor tabelado

Mais uma edição do Brasil Coffee Week chega a Londrina nessa semana. Entre os dias 11 e 27 de julho, os amantes de café poderão adquirir combos com preço fixo de R$ 28,00 em diversas cafeterias, confeitarias e panificadoras da cidade. Esse ano, mais de 50 locais participam do evento e os menus podem ser acessados pela página do Brasil Coffee Week no Instagram. O Brasil Coffee Week é um festival gastronômico realizado em diversos estados, onde as cafeterias participantes criam um menu próprio com valor tabelado. O evento está em sua terceira edição na cidade de Londrina, com apoio da Prefeitura por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
De acordo com o idealizador do Brasil Coffee Week, Diego Drush, o objetivo principal do festival é unificar e democratizar o mercado de café. “Sentia que as pessoas tinham medo de entrar em cafeterias de café especial, panificadoras de fermentação natural e outros. O evento nasceu justamente para que todos possam ter acesso a essa gastronomia”, declarou. Para essa edição, o Londrina Coffee Week resgata a memória da geada negra, que atingiu a cidade de Londrina na década de 1970. A tragédia afetou diretamente o plantio de café da região e mudou o perfil econômico de toda região. A “Agenda Geada 50 anos”, programada para os dias 18, 19 e 20 de julho, terá palestras, oficinas, visitas mediadas e exibições de obras sobre o ocorrido.
Além dos menus, o festival também oferece ações e workshops gratuitos. Toda as oficinas disponíveis e o formulário de inscrição podem ser conferidos no site. Para os baristas amantes de Latte Art, na sexta-feira (11), às 19h30, haverá a “TNT Londrina Coffee Week”, uma competição de desenhos artísticos com leite valendo premiação em dinheiro. Não será cobrado taxa de inscrição e o evento é aberto ao público, no Mukafé/Red Lab (rua Riachuelo, 206). No ano passado, Londrina recebeu cerca de 40 mil pessoas movimentando o mercado cafeeiro durante a realização da Coffee Week, com um impacto econômico de 1,5 milhão em 15 dias.
A diretora de Turismo da Codel, Herika Galli, frisou a importância de eventos como esse para a cidade, já que a gastronomia é parte essencial da cultura local. “Ao apoiar esses eventos, a cidade valoriza suas raízes, ingredientes típicos, produtores locais e tradições culinárias. Eventos bem organizados como esse do Coffee Week ganham projeção na mídia e nas redes sociais, promovendo Londrina em âmbito regional e nacional”, destacou. Após consumir os combos do festival, os clientes poderão avaliar o cardápio e atendimento do estabelecimento. Essas avaliações resultam em um ranking dos melhores serviços.
Em 2024, a padaria artesanal Nelson Boulangerie venceu na categoria “mais vendido”, com o cardápio de chá tônica de frutas vermelhas e tartine Croque Monsieur, que rendeu elogios e muitas visitas. Para o padeiro artesão e proprietário da Nelson Boulangerie, Pablo Valentini, participar do festival é uma grande oportunidade e, ao mesmo tempo, um grande desafio. “A primeira edição foi um susto, tivemos um grande movimento”, lembrou. Valentini explicou que buscou inspiração nas comfort foods para o menu dessa edição: hot-dog com coffee cola. “Buscamos levar conforto aos nossos clientes através do nosso cardápio. Desenvolvi uma massa especifica e criamos um combo de cachorro quente autoral com coffee-cola, um refrigerante artesanal com toque especial de café, sem sair do foco do festival”, detalhou. Com informações do N.Com.