Brasil e Espanha assinam acordo para combate ao racismo e à xenofobia
O acordo inclui ações para o combate à violência política de gênero e etnia, com compartilhamento de boas práticas e uma comissão de acompanhamento formada por representantes dos dois ministérios

As ministras da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, e da Igualdade da Espanha, Irene Montero, assinaram hoje (10), um acordo para o combate ao racismo, à xenofobia e outras formas de discriminação, especialmente em atividades esportivas.
O Ministério brasileiro destacou em nota que nos últimos meses, notícias de atletas brasileiros vítimas de racismo em clubes europeus ganharam especial repercussão. Entre outras ações, o acordo prevê o reconhecimento da subnotificação de atos de discriminação racial e crimes de ódio, favorecimento à denúncia por parte das vítimas e assistência jurídica gratuita. Brasil e Espanha também se comprometem a promover estudos e pesquisas que avaliem o impacto do racismo estrutural em suas sociedades e reconheçam as consequências da discriminação em suas formações socioculturais.
Além disso, o acordo inclui ações para o combate à violência política de gênero e etnia, com compartilhamento de boas práticas e uma comissão de acompanhamento formada por representantes dos dois ministérios. A duração prevista do acordo é de quatro anos, podendo ser renovado por igual período.
Com Agência Brasil.