Brasil leva ouro inédito em etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica
País superou potências como Espanha (prata) e Itália (bronze)

O Brasil alcançou uma conquista histórica na ginástica rítmica ao ganhar a medalha de ouro na etapa de Portimão (Portugal) da Copa do Mundo. No domingo (7), a equipe composta por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Giovanna Silva, Victória Borges e Sofia Madeira (com Julia Kurunczi como reserva) encantou o público com uma performance impecável, alcançando a nota 34.600 e superando potências do esporte, como Espanha (34.450), que ficou com a prata, e Itália (33.800), que levou o bronze.
O Brasil vem se destacando no cenário internacional desde o ano passado. Em setembro, alcançou seu melhor resultado na história ao ficar no top 5 no geral do Mundial, em Sófia (Bulgária). Nesta temporada, em abril, a paranaense Bárbara Domingos, de 23 anos, conquistou o bronze na fita – primeira medalha do país na disputa individual – na etapa da Copa do Mundo, na Bulgária; e uma semana depois obteve um ouro histórico, também na fita, no Grand Prix de Thiais (França).
Ciclo olímpico para Paris 2024
O Brasil buscará uma das cinco vagas disponíveis para a competição por equipes nos Jogos de Paris (França), que terão 14 conjuntos (com cinco ginastas cada), no Campeonato Mundial da modalidade, entre 23 e 27 de agosto, em Valência (Espanha). Caso não consiga, terá uma última chance de classificação se for campeão no Campeonato Pan-Americano, previsto para ocorrer entre abril e maio de 2024.
Com Informações da Agência Brasil.