Brasil registra mais de 50 denúncias de importunação sexual por dia, diz levantamento

Foram 19.209 casos ao longo de 2021, balanço mais recente divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Importunação sexual se tornou crime exatamente após uma onda de ataques em transportes públicos | © André Ávila/Agencia RBS

O Brasil registra pelo menos 52 denúncias de importunação sexual por dia, segundo dados compilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Ao todo, foram 19.209 denúncias ao longo de 2021, balanço mais recente divulgado pelo fórum, ante 16.190 episódios no ano anterior.

Estado assina contratos de R$ 60 milhões para conservação de 24 rodovias no Oeste

A importunação sexual é definida como “praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”, conforme o Código Penal. O crime se difere do assédio por não existir relação hierárquica ou de subordinação entre o autor e a vítima.

Sempre que uma mulher famosa é vítima de assédio ou importunação sexual e conta o caso, sabemos que gera uma enxurrada de novos boletins de ocorrência”, afirma a delegada Jamila Ferrari.

PUBLICIDADE
Simone Albieri

Jornalista | Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9