Brasil terá mais mulheres do que homens nos Jogos Olímpicos de Paris
Se há 100 anos nenhuma brasileira esteve presente nos Jogos Olímpicos Paris 1924, agora elas serão maioria na delegação brasileira pela primeira vez na história

Se há 100 anos nenhuma brasileira esteve presente nos Jogos Olímpicos Paris 1924, agora elas serão maioria na delegação brasileira pela primeira vez na história. Perto de fechar a lista de cotas asseguradas em Paris 2024, o país já pode celebrar uma presença majoritariamente feminina nesta edição.
Até o momento, o Brasil obteve vagas Olímpicas para 277 atletas. Deste total, 153 são mulheres, o que representa 55% da delegação. Em Tóquio 2020, a participação das brasileiras foi de 47%. O total de vagas ainda pode sofrer alterações com realocações de vagas, mas dificilmente irá impactar no percentual feminino.
Entre os fatores que explicam a maior presença das mulheres é o sucesso nos esportes coletivos. As brasileiras obtiveram cotas no futebol, vôlei, handebol e rugby, enquanto os homens só asseguraram cotas no vôlei e no basquete. Outros esportes também contribuíram, como a ginástica artística, que levará uma equipe feminina completa e apenas dois homens.

